Robótica Bahia: protagonismo e pioneirismo

Maioria das cirurgias robóticas realizadas na Bahia contou com a participação de médicos do grupo

O coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital São Rafael (HSR/Rede D’or) e membro fundador do Robótica Bahia (RB) – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia, Paulo do Amaral, realizou no início de julho a 500ª cirurgia robótica do HSR, um marco na história da unidade. O primeiro médico a operar com o auxílio do robô DaVinci no HSR em agosto de 2019 foi o urologista do RB Frederico Mascarenhas, chefe da equipe de Cirurgia Robótica do Hospital Aliança (HA/Rede D’or), que também protagonizou a primeira operação robô assistida no HA em fevereiro deste ano. Boa parte das cirurgias robô-assistidas realizadas na Bahia desde a chegada da tecnologia ao estado contou com a participação de médicos do grupo.

O pioneirismo do Robótica Bahia também pode ser atestada pela participação de seus integrantes na primeira pancreatectomia robótica (retirada parcial do pâncreas) da Bahia, primeira cistectomia radical robótica (retirada da bexiga com derivação intracorpórea), primeira lobectomia robótica (retirada parcial do fígado), primeira cirurgia bariátrica robótica e primeira cirurgia robótica para correção de refluxo gastro-esofágico realizada no estado.  Lançado em outubro de 2020, o RB é integrado por especialistas de diferentes especialidades com ampla experiência em cirurgia robótica.

O grupo foi criado com os propósitos de difundir o acesso robótico e seus benefícios entre os baianos, além de estimular a qualificação e a formação de novos cirurgiões robóticos. A forte união entre os componentes e a preocupação em democratizar o ensino e a pesquisa relacionados à tecnologia robótica são marcas do RB. Os integrantes do grupo são os urologistas André Costa Matos, Augusto Modesto, Breno Dauster, Ezequiel Spanholi, Frederico Mascarenhas, Marcos Leal, Maurício Sanches Jorge e Ricardo Souza; a cirurgiã colorretal Aline Mano; o coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo Euler Ázaro; o cirurgião do aparelho digestivo Paulo Amaral e o cirurgião geral e bariátrico Creilson de Campos. Mais informações podem ser conferidas no site roboticabahia.com.br.

× Agendar consulta!